26 e 27 - BATISTAS NO BRASIL

26 e 27 - BATISTAS NO BRASIL
As duas vias

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

16 - ROGER WILLIAMS E A 1ª IGREJA BATISTA DE PROVIDENCE

“… sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1.8b

            Onde ficavam os “confins da terra” mencionados por Jesus antes de voltar aos céus? Com certeza, a América estava incluída neste conceito, pois não era nem conhecida nos tempos do Império Romano. No início do século XVII, a profecia de Cristo, de certa forma, se concretizou, surgindo assim a primeira igreja batista norte-americana.

“A Primeira Igreja Batista na América tem estado presente em College Hill, centro de Providence, desde 1638, compartilhando as boas novas com entusiasmo, centralizada em Cristo, na pregação bíblica, e ministérios de cuidado dinâmico, defendendo o relacionamento separado e complementar entre igreja e estado e a vitalidade do louvor tradicional. O que Roger Williams estabeleceu ainda vale a pena ser mantido.” 75 North Main Street – Providence, Rhode Island – USA

Este texto foi extraído do site da 1ª Igreja Batista de Providence, no Estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, considerada por muitos historiadores como a primeira igreja batista na América. “O que Roger Williams estabeleceu ainda vale a pena ser mantido”, afirma o texto, ligando sua origem diretamente ao pioneiro batista.
Quem foi Roger Williams? Nascido em lar anglicano em Londres, por volta de 1603, Williams teve, aos 12 anos, uma experiência de conversão. Estudou emCharterhouse e no Pembroke College, Cambridge. Parecia ter o dom para aprendizagem de línguas, tendo estudado latim, hebraico, grego, holandês e francês. Chegou inclusive a dar aulas particulares de holandês ao grande poeta inglês John Milton, seu contemporâneo, recebendo em troca aulas de hebraico. Embora ordenado no ministério da Igreja da Inglaterra, Williams havia se tornado puritano em Cambridge, não buscando seguir sua carreira como ministro anglicano. No dia 15 de dezembro de 1629, casou-se com Mary Barnard (1609-1676), ainda na Inglaterra, tendo tido o casal seis filhos, com os nomes de Mary, Freeborn, Providence, Mercy, Daniel e Joseph, todos nascidos na América.
Fugindo da perseguição religiosa promovida pelo bispo anglicano William Laud, o casal chegou a Boston em 1631, onde Williams contrariou a igreja anglicana local, ao declinar o convite para assumir cargo como ministro da igreja e professor assistente, com base em seus princípios de restrição às ideias de igreja oficial, além da defesa da liberdade religiosa e da separação entre igreja e estado. Williams argumentava que Deus não havia dado uma aprovação divina à colônia puritana. Na sua visão, as autoridades civis de Massachusetts não tinham poder para se envolverem em assuntos de fé. A verdadeira igreja, de acordo com Williams, era uma associação voluntária dos eleitos de Deus. No final do verão de 1631, Williams mudou-se para a colônia de Plymouth, mas logo suas idéias acabaram por trazer-lhe problemas de relacionamento, fato que acabou por conduzi-lo a Salém. A defesa do direito de posse das terras por parte dos índios, além de suas idéias com relação à coroa e à igreja inglesa levaram-no a deixar Salém em janeiro de 1636, após muitos conflitos com as autoridades da capital da colônia. Ele fugiu no inverno rigoroso da região para a baía de Narragansett, onde foi recebido por índios da tribo Wampanoags e levado ao acampamento de inverno do chefe Massasoit.
A partir daí, Williams estabeleceu uma povoação com doze amigos próximos, à qual chamou de "Providence", porque sentiu que a Providência Divina o tinha conduzido até ali. Providence foi também o nome de sua terceira filha, a primeira a nascer no povoado. Williams havia fundado o primeiro lugar na história moderna onde cidadania e religião seriam coisas diferentes, um lugar com liberdade religiosa e separação entre igreja e estado. Williams, juntamente com John Clarke, conseguiu junto à corte inglesa a carta de autorização real para a legalidade da colônia de Rhode Island, bem como teve atuação política no lugar, chegando à presidência da colônia.
Anos após o estabelecimento de Providence, um grupo de cidadãos decidiu que deveriam iniciar uma igreja. Segundo alguns historiadores, um integrante do grupo, Ezekiel Hollyman, batizou Roger Williams e foi batizado por ele, além de dez outras pessoas. Os doze homens então batizados foram os membros fundadores da Primeira Igreja Batista de Providence, Rhode Island, a primeira na América. Roger Williams foi seu primeiro pastor. O site oficial da igreja informa sobre o episódio histórico o seguinte:

“Williams logo reuniu os fieis em cultos regulares em sua casa, mantendo as reuniões varias vezes por semana. Depois de cerca de dois anos, essa pequena congregação se tornou a primeira igreja batista no Novo Mundo. Williams concluiu que o batismo do crente era o único conceito válido de batismo. Desde que ele e toda a sua congregação tinham sido batizados quando crianças, no final de 1638, ele se batizou a si mesmo e então batizou seu rebanho.”

Roger Williams, no entanto, deixou a congregação antes da conclusão do primeiro ano de sua organização, permanecendo os seus restantes quarenta e cinco anos de vida na busca da igreja ideal. Após mencionar seu afastamento da liderança da igreja, comenta ainda o site oficial: “… mas ele nutria a crença até o fim de sua longa vida (1683) de que a igreja que ele havia plantado era baseada na Escritura. Ele permaneceu firme em sua defesa da liberdade religiosa, e sua influência fez com que Rhode Island se tornasse em um refúgio inigualável de liberdade religiosa no século XVII.”  
Informa-nos ainda a fonte consultada que a igreja continuou sob a liderança de anciãos de 1639 até 1771, permanecendo sem templo até 1700. Naquele ano, o pastor Pardon Tillinghast erigiu uma pequena construção num terreno de sua propriedade a Rua North Main Street. Logo as instalações se tornaram inadequadas e uma segunda casa de reuniões foi construída, no terreno ao lado, tendo o dobro da capacidade da anterior. Providence continuou a crescer durante o século XVIII e o Grande Avivamento aumentou o número de batistas por toda a Nova Inglaterra. Finalmente, foi construído o atual templo, sob a liderança de James Manning, terminado em 1774. A galeria, projetada para uso dos escravos, tem hoje outra finalidade, os velhos bancos foram substituídos por assentos modernos e o púlpito elevado desapareceu. Mas a igreja ainda preserva muitos aspectos daquela primeira congregação que a ocupou em 1775.
Embora alguns relutem em aceitar, as evidências históricas parecem indicar ter sido esta a origem dos batistas nos Estados Unidos da América. Dada a sua importância, Roger Williams ainda será abordado no próximo fascículo, para que se entenda melhor o que aconteceu naqueles primórdios da história batista norte-americana, com as ideias e as atitudes do pioneiro.

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ÍNDICE DOS FASCÍCULOS

Introdução 1)    16 séculos de Igreja Cristã 2)    Anglicanismo: a Igreja do Rei 3)    Puritanos, Separatistas, Batistas 4)    A “C...