26 e 27 - BATISTAS NO BRASIL

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As duas vias

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

17 - O "BUSCADOR" ROGER WILLIAMS

“... estes eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” Atos 17.11

O afastamento da igreja cristã do seu padrão apostólico neotestamentário, padrão que se buscou restaurar a partir da Reforma Protestante iniciada por Lutero em 1517, foi para muitos um fato bastante traumático na história da igreja, o qual gerou dúvidas e ocasionou a formação de grupos chamados de utópicos, como os quakers, os shakers e os seekers.
Por que tomou Roger Williams a decisão de deixar a comunidade da igreja, pouco tempo após seu início? Como seeker (ou buscador), Roger Williams se convenceu de que as ordenanças, tendo sido perdidas na apostasia (quando a cristandade se tornou uma religião oficial do Império Romano), não poderiam ser restauradas de um modo válido sem uma atuação divina especial. Ele mesmo declarou: “Não há igreja de Cristo regularmente constituída na terra, nem qualquer pessoa qualificada para administrar qualquer ordenança da igreja; nem pode haver, até que novos apóstolos sejam enviados pelo Grande Cabeça da Igreja, por cuja vinda eu estou buscando.” A partir de então, Williams tornou-se uma pessoa que, embora não mais estivesse ligado à igreja batista por ele fundada, continuava dando testemunho de sua fé no evangelho de Cristo, esperando por uma restauração. Aliás, numa época em que o colono inglês da raça branca se julgava superior aos habitantes originais da América, suas posturas com relação aos índios também provocou conflitos e gerou dificuldades no seu relacionamento. Sua vivência e experiência com os chamados selvagens haviam provocado nele idéias próprias sobre o índio americano, divergentes daquilo que pensavam os ingleses no Novo Mundo, levando-o a escrever: "Não se gabe, inglês orgulhoso, de seu nascimento e sangue; seu irmão índio é de berço igualmente bom. De um mesmo sangue Deus fez a ele, e a você e a todos: igualmente sábio, belo, forte e pessoal”. Cria ele, portanto, que o índio também era um ser humano por quem Cristo havia morrido, em oposição à crença de seus contemporâneos.
Era Roger Williams realmente batista? Vindo de um cenário do puritanismo inglês, se considerarmos que ser batista, no mínimo, equivale a ser membro de uma igreja batista, é forçoso reconhecer que Williams não o era em sua chegada à Nova Inglaterra. Embora tivesse convicções que caracterizam hoje a fé batista, como a crença na liberdade religiosa, na liberdade de pensamento e expressão, na compreensão da igreja local como congregação voluntária de crentes batizados, no contínuo trabalho do Espírito Santo na vida do crente e da igreja, Williams não cria na necessidade de comunhão ativa em uma igreja batista local.
Williams passou a aguardar uma restauração da função apostólica por nunca se ter convencido de que algum ministro de uma igreja neotestamentária verdadeira estivesse qualificado a exercer as funções apostólicas, sucedendo aqueles que haviam sido comissionados pelo próprio Cristo para pregar, batizar e organizar igrejas, além de ordenar ministros, ministrar a Ceia do Senhor, bem como outras funções pertinentes ao ministério. Para ele, tudo havia sido perdido pela longa apostasia até a Reforma Protestante, e somente o próprio Cristo poderia recuperar tal perda. Por isso, passou ele e a ser um buscador da verdadeira igreja.
Os seekers eram mais uma sociedade do que uma seita religiosa organizada, que se desenvolveram no início do século XVII. Eles rejeitavam todas as formas de religião e de rituais. Vendo a Igreja Católica como corrupta em si mesmo e todas as igrejas protestantes seguindo o mesmo curso, entendiam que somente uma nova igreja verdadeira estabelecida por Cristo e seus novos apóstolos poderiam possuir sua graça e realizar milagres. Na esperança desse novo evento, os seekersprocuravam manter reuniões em lugar de cultos, nas quais os membros esperavam em silêncio para a vinda e revelação do próprio Senhor Jesus Cristo a eles. Assim, muitas vezes o grupo recebeu o nome de "waiters" (= os que esperam).
Historicamente falando, Lumpkin aponta os três irmãos Legatt (Walter, Thomas e Bartholomew), inicialmente puritanos separatistas, como iniciadores do movimento. Pregavam eles a corrupção de todas as igrejas estabilizadas, considerando-se os irmãos Legatt a si mesmos como novos apóstolos de Deus para uma nova igreja incorrupta. O final de vida dos irmãos foi trágico.
Sobre o assunto em discussão, informa o site oficial da 1ª Igreja Batista de Providence, criada por Roger Williams em Rhode Island, que, a partir da fundação da igreja, “… a jornada espiritual de Williams não terminou aqui. Dentro de meses ele veio a duvidar que qualquer instituição existente pudesse validamente ser chamada de igreja. Ele concluiu que a igreja tinha morrido quando o Imperador Romano Teodósio havia tornado o Cristianismo como religião estatal do Império por volta de 385 A.D. Ele cria que todos os ritos e práticas da igreja tinham-se tornado inválidos e corrompidos.”
 O gradual afastamento da Igreja dos parâmetros apostólicos e neotestamentários, ocorrido a partir da data mencionada até a época dos reformadores, foi realmente muito profundo, criando “outro evangelho”, conforme previsto por Paulo. Mesmo com as mudanças implementadas, ainda houve líderes e grupos cristãos que alimentaram, durante muito tempo, dúvidas sobre a possibilidade humana de promover a volta ao cristianismo como vivido nos tempos primitivos de Atos dos Apóstolos. Roger Williams, seguindo a linha dos seekers, buscava uma nova mensagem apostólica através de novos apóstolos enviados pelo próprio Cristo, o Senhor da Igreja. John Smyth, na Holanda, encontrou maior segurança para a sua fé no seio da Igreja Menonita Waterlander, reconhecida por ele como uma igreja verdadeira devidamente inserida em uma denominação. No entanto, Helwys na Inglaterra, bem como John Clarke, John Myles e outros nos Estados Unidos, creram na reforma iniciada pelos batistas a partir de 1609, a partir do momento em que toda a organização e o ritualismo católicos corrompidos foram deixados de lado e partiu-se para a noção inicial de organização da igreja local como conjunto de crentes convertidos e batizados, de acordo com o ensino do Novo Testamento.

E após primeira igreja de Providence, como evoluíram os acontecimentos? Essa continuação da história batista na América a partir da 1ª congregação será estudada no próximo fascículo.

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ÍNDICE DOS FASCÍCULOS

Introdução 1)    16 séculos de Igreja Cristã 2)    Anglicanismo: a Igreja do Rei 3)    Puritanos, Separatistas, Batistas 4)    A “C...