“... estes eram mais nobres
que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando
as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” Atos 17.11
O
afastamento da igreja cristã do seu padrão apostólico neotestamentário, padrão
que se buscou restaurar a partir da Reforma Protestante iniciada por Lutero em
1517, foi para muitos um fato bastante traumático na história da igreja, o qual
gerou dúvidas e ocasionou a formação de grupos chamados de utópicos, como os quakers,
os shakers e os seekers.
Por
que tomou Roger Williams a decisão de deixar a comunidade da igreja, pouco
tempo após seu início? Como seeker (ou buscador), Roger
Williams se convenceu de que as ordenanças, tendo sido perdidas na apostasia
(quando a cristandade se tornou uma religião oficial do Império Romano), não
poderiam ser restauradas de um modo válido sem uma atuação divina especial. Ele
mesmo declarou: “Não há igreja de Cristo regularmente constituída na
terra, nem qualquer pessoa qualificada para administrar qualquer ordenança da
igreja; nem pode haver, até que novos apóstolos sejam enviados pelo Grande
Cabeça da Igreja, por cuja vinda eu estou buscando.” A partir de
então, Williams tornou-se uma pessoa que, embora não mais estivesse ligado à
igreja batista por ele fundada, continuava dando testemunho de sua fé no
evangelho de Cristo, esperando por uma restauração. Aliás, numa época em que o
colono inglês da raça branca se julgava superior aos habitantes originais da
América, suas posturas com relação aos índios também provocou conflitos e gerou
dificuldades no seu relacionamento. Sua vivência e experiência com os chamados
selvagens haviam provocado nele idéias próprias sobre o índio americano,
divergentes daquilo que pensavam os ingleses no Novo Mundo, levando-o a
escrever: "Não se gabe, inglês orgulhoso, de seu nascimento e
sangue; seu irmão índio é de berço igualmente bom. De um mesmo sangue Deus fez
a ele, e a você e a todos: igualmente sábio, belo, forte e pessoal”. Cria
ele, portanto, que o índio também era um ser humano por quem Cristo havia
morrido, em oposição à crença de seus contemporâneos.
Era
Roger Williams realmente batista? Vindo de um cenário do puritanismo inglês, se
considerarmos que ser batista, no mínimo, equivale a ser membro de uma igreja
batista, é forçoso reconhecer que Williams não o era em sua chegada à Nova
Inglaterra. Embora tivesse convicções que caracterizam hoje a fé batista,
como a crença na liberdade religiosa, na liberdade de pensamento e expressão,
na compreensão da igreja local como congregação voluntária de crentes
batizados, no contínuo trabalho do Espírito Santo na vida do crente e da
igreja, Williams não cria na necessidade de comunhão ativa em uma igreja
batista local.
Williams
passou a aguardar uma restauração da função apostólica por nunca se ter
convencido de que algum ministro de uma igreja neotestamentária verdadeira
estivesse qualificado a exercer as funções apostólicas, sucedendo aqueles que
haviam sido comissionados pelo próprio Cristo para pregar, batizar e organizar
igrejas, além de ordenar ministros, ministrar a Ceia do Senhor, bem como outras
funções pertinentes ao ministério. Para ele, tudo havia sido perdido pela longa
apostasia até a Reforma Protestante, e somente o próprio Cristo poderia
recuperar tal perda. Por isso, passou ele e a ser um buscador da
verdadeira igreja.
Os seekers eram
mais uma sociedade do que uma seita religiosa organizada, que se desenvolveram
no início do século XVII. Eles rejeitavam todas as formas de religião e de
rituais. Vendo a Igreja Católica como corrupta em si mesmo e todas as igrejas
protestantes seguindo o mesmo curso, entendiam que somente uma nova igreja
verdadeira estabelecida por Cristo e seus novos apóstolos poderiam possuir sua
graça e realizar milagres. Na esperança desse novo evento, os seekersprocuravam
manter reuniões em lugar de cultos, nas quais os membros esperavam em silêncio
para a vinda e revelação do próprio Senhor Jesus Cristo a eles. Assim, muitas
vezes o grupo recebeu o nome de "waiters" (= os que esperam).
Historicamente
falando, Lumpkin aponta os três irmãos Legatt (Walter, Thomas e Bartholomew),
inicialmente puritanos separatistas, como iniciadores do movimento. Pregavam
eles a corrupção de todas as igrejas estabilizadas, considerando-se os irmãos
Legatt a si mesmos como novos apóstolos de Deus para uma nova igreja
incorrupta. O final de vida dos irmãos foi trágico.
Sobre
o assunto em discussão, informa o site oficial da 1ª Igreja
Batista de Providence, criada por Roger Williams em Rhode Island, que, a partir
da fundação da igreja, “… a jornada espiritual de Williams não terminou
aqui. Dentro de meses ele veio a duvidar que qualquer instituição existente
pudesse validamente ser chamada de igreja. Ele concluiu que a igreja tinha
morrido quando o Imperador Romano Teodósio havia tornado o Cristianismo como
religião estatal do Império por volta de 385 A.D. Ele cria que todos os ritos e
práticas da igreja tinham-se tornado inválidos e corrompidos.”
O
gradual afastamento da Igreja dos parâmetros apostólicos e neotestamentários,
ocorrido a partir da data mencionada até a época dos reformadores, foi
realmente muito profundo, criando “outro evangelho”, conforme previsto por
Paulo. Mesmo com as mudanças implementadas, ainda houve líderes e grupos
cristãos que alimentaram, durante muito tempo, dúvidas sobre a possibilidade
humana de promover a volta ao cristianismo como vivido nos tempos primitivos de
Atos dos Apóstolos. Roger Williams, seguindo a linha dos seekers,
buscava uma nova mensagem apostólica através de novos apóstolos enviados pelo
próprio Cristo, o Senhor da Igreja. John Smyth, na Holanda, encontrou maior
segurança para a sua fé no seio da Igreja Menonita Waterlander, reconhecida por
ele como uma igreja verdadeira devidamente inserida em uma
denominação. No entanto, Helwys na Inglaterra, bem como John Clarke, John
Myles e outros nos Estados Unidos, creram na reforma iniciada pelos batistas a
partir de 1609, a partir do momento em que toda a organização e o ritualismo
católicos corrompidos foram deixados de lado e partiu-se para a noção inicial
de organização da igreja local como conjunto de crentes convertidos e
batizados, de acordo com o ensino do Novo Testamento.
E
após primeira igreja de Providence, como evoluíram os acontecimentos? Essa
continuação da história batista na América a partir da 1ª congregação será
estudada no próximo fascículo.
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