26 e 27 - BATISTAS NO BRASIL

26 e 27 - BATISTAS NO BRASIL
As duas vias

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

20 - OS BATISTAS NAS 13 COLÔNIAS

“No entanto, os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra.” (Atos 8: 4)

Com o surgimento do trabalho batista em solo americano na colônia de Rhode Island, tendo as igrejas e cidades de Providence e Newport sido fundadas a partir do final da década de 1630, aos poucos foram surgindo igrejas batistas em todas as treze colônias iniciais da colonização dos Estados Unidos. De forma sucinta, este fascículo procurará abordar este início nas demais colônias.
Massachusetts foi uma colônia iniciada em 1620, com a chegada dos puritanos do Mayflower, e talvez tenha havido batistas integrando as primeiras levas de colonos, como menciona Cotton Mather, ao afirmar: “Alguns poucos dentre essas pessoas têm estado entre os plantadores da Nova Inglaterra desde o começo e têm sido bem-vindos à comunhão de nossas igrejas, que eles apreciam, reservando suas opiniões particulares para si mesmos.” Na mentalidade dos puritanos não-separatistas que iniciaram a colonização na Nova Inglaterra, os grupos dissidentes somente poderiam reservar suas opiniões particulares para si mesmos, pois aqueles que ousaram expô-las sofreram as consequências das leis em vigor. Assim sendo, na década de 1660, surgiu a 3ª Igreja em Swansea, conforme já visto, uma congregação estrangeira no seu início na colônia. A primeira congregação batista norte-americana naquela colônia foi fundada em 1665, tendo sido Thomas Gould seu primeiro pastor. Leis que proibiam o batismo infantil foram grande oposição ao trabalho batista na história da região.
A colônia de New Hampshire foi iniciada em 1623, sob a liderança de John Wheelwright. A fundação da primeira congregação batista é atribuída a Hanserd Knollys, na cidade de Dover, em 1638, embora envolta em muitas dúvidas. As doutrinas batistas foram introduzidas aos poucos, sendo ele considerado como um líder importante dos nossos princípios. Após o retorno de Knollys para a Inglaterra, afirma-se que os batistas fugiram para Long Island para evitarem perseguição. A primeira igreja de fé batista em New Hampshire devidamente reconhecida pela história foi fundada em Newton, in 1755.
Pensilvânia foi iniciada a partir de 1682, tendo seu nome e concessão ligados a  William Penn. Sobre o primeiro grupo de batistas a se estabelecer na região, afirma Morgan Edwards, em sua história dos batistas da Pensilvânia: “Em 1684, Thomas Dungan mudou-se de Rhode Island e estabeleceu-se em um lugar chamado Cold Springs, no condado de Bucks, entre Bristol e Trenton”. O fato aconteceu dois anos após a concessão dada a Penn e um ano após a morte de Roger Williams. Talvez outros batistas tenham ido com ele. Da igreja nada restou como evidência, a não ser um cemitério com túmulos com nomes da família de Dungan.
New Jersey, em 1664, foi a colônia atribuída pela coroa inglesa a Lord Berkeley e Sir George Carteret, que garantiram, numa declaração de direitos,“liberdade de consciência a todas as seitas religiosas para quem procedesse bem”.Grande imigração se seguiu. No meio batista, as igrejas de Middletown, Piscataqua, Cohansick e Cape May são consideradas mães das outras organizações posteriores. Em ordem cronológica, Middletown foi a primeira, sendo assinalado seu início em 1688, quando eles “se estabeleceram como uma igreja estatal”. Os nomes de John Brown, James Ashton e George Eaglesfield figuram como participantes.
A colônia de Connecticut começou por volta do ano 1635, com Thomas Hooker. O Reverendo Henry Jones informou que, em 1705, uma igreja batishados pelo território, mas a congregação batista parece ter sido a primeira a ser organizada.ta foi organizada por Valentine Wightman, vindo de North Kingston, Rhode Island. Havia na região poucos quacres e episcopais espal
Maryland foi uma colônia organizada a partir de 1634, com concessão dada a Lord Baltimore. Na mais católica das colônias iniciais americanas, o primeiro culto batista em Maryland registrado pela história ocorreu no lar de Henry Sater, um inglês que, em 1709, navegou da Inglaterra até a Virgínia, tendo-se dirigido à parte norte da colônia. Sater trouxe de sua terra natal a fé batista que sedimentou as igrejas do atual estado.
Virgínia foi realmente a primeira das colônias norte-americanas, estabelecida em 1607 em concessão real dada à Companhia de Londres. Segundo o historiador David Benedict , houve três correntes que deram origem aos batistas da Virgínia. A primeira delas foi de imigrantes da Inglaterra, vindos em 1714 e estabelecidos no sudeste do estado. A segunda leva veio de Maryland e formou uma povoação a noroeste do estado, aproximadamente em 1743. A terceira corrente veio da Nova Inglaterra em 1754, constituindo-se no empreendimento mais extenso e bem-sucedido da denominação em seus primórdios. 
Delaware foi estabelecida a partir de 1638. O início da história batista está ligado a Thomas Ainger, um presbiteriano da Filadélfia, em 1783, cuja esposa era batista, fato que o levou a ter grande interesse pela denominação, da qual mais tarde se tornou membro. Edwards, um historiador, referindo-se a ele, disse: “O que os batistas não puderam fazer, um presbiteriano fez por eles.” A Primeira Igreja Batista de Wilmington foi fundada em 8 de outubro de 1785, sendo seu primeiro pastor regular Thomas Fleeson, que lançou a pedra fundamental do templo.
Carolina do Norte foi estabelecida como colônia em 1653 por virginianos, sendo que a terceira leva de batistas a se estabelecer na colônia de Virgínia, já mencionada, estendeu seu trabalho para a Carolina do Norte e para a Georgia. O movimento batista ali se originou liderado por Shubeal Stearns e Daniel Marshall. Partindo da Nova Inglaterra, Stearns chegou a Opeckon Creek, onde já havia uma igreja. Com a influência de Stearns, a igreja desenvolveu forte ideal missionário e logo ele se estabeleceu no condado de Guilford. Seu trabalho começou com o erguimento de uma casa de adoração e a organização de uma congregação com dezesseis membros.
Na Carolina do Sul, a colônia começou em 1663, sendo sua concessão dada através de uma carta real concedida a oito nobres ingleses. Segundo algumas fontes, em 1696, William Screven, de Kittery, Maine, mudou uma pequena congregação para a Carolina do Sul, tendo como resultado a 1ª Igreja Batista de Charleston, a mãe das igrejas batistas do Sul.
Nova York estabeleceu-se como colônia a partir de 1664, com o Duque de York. Segundo o historiador Cone, o primeiro batista a pregar na colônia foi um ministro de Rhode Island chamado Wickenden, em 1709. Em 1712, Whitman, de Connecticut, pregou em Nova York por dois ou três anos, tendo batizado algumas pessoas. A 1ª Igreja Batista da cidade de Nova York originou-se em 1745, quando Jeremiah Dodge estabeleceu-se no lugar e abriu sua casa para os cultos. Em 1753, com treze membros na cidade, a congregação se uniu à igreja de Scotch Plains, de New Jersey, pastoreada por Benjamin Miller, que passou a pregar ocasionalmente em Nova York e a administrar a Ceia do Senhor.
Georgia, cronologicamente a última das treze colônias a ser estabelecida, teve seu início no ano de 1732, em concessão dada a James Edward Oglethorpe. O movimento de reavivamento de Whitefield marcou o início do trabalho batista, no ano de 1757.

A luta pela liberdade religiosa será o assunto a ser visto no próximo fascículo.

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ÍNDICE DOS FASCÍCULOS

Introdução 1)    16 séculos de Igreja Cristã 2)    Anglicanismo: a Igreja do Rei 3)    Puritanos, Separatistas, Batistas 4)    A “C...