“No entanto, os que foram dispersos iam por
toda parte, anunciando a palavra.” (Atos 8: 4)
Com
o surgimento do trabalho batista em solo americano na colônia de Rhode
Island, tendo as igrejas e cidades de Providence e Newport
sido fundadas a partir do final da década de 1630, aos poucos foram surgindo
igrejas batistas em todas as treze colônias iniciais da colonização dos Estados
Unidos. De forma sucinta, este fascículo procurará abordar este início nas
demais colônias.
Massachusetts foi uma colônia iniciada
em 1620, com a chegada dos puritanos do Mayflower, e talvez tenha havido
batistas integrando as primeiras levas de colonos, como menciona Cotton Mather,
ao afirmar: “Alguns poucos dentre essas pessoas têm estado entre os
plantadores da Nova Inglaterra desde o começo e têm sido bem-vindos à comunhão
de nossas igrejas, que eles apreciam, reservando suas opiniões particulares
para si mesmos.” Na mentalidade dos puritanos não-separatistas que
iniciaram a colonização na Nova Inglaterra, os grupos dissidentes somente
poderiam reservar suas opiniões particulares para si mesmos, pois
aqueles que ousaram expô-las sofreram as consequências das leis em vigor. Assim
sendo, na década de 1660, surgiu a 3ª Igreja em Swansea, conforme já visto, uma
congregação estrangeira no seu início na colônia. A primeira congregação
batista norte-americana naquela colônia foi fundada em 1665, tendo
sido Thomas Gould seu primeiro pastor. Leis que proibiam o batismo
infantil foram grande oposição ao trabalho batista na história da região.
A
colônia de New Hampshire foi iniciada em 1623, sob
a liderança de John Wheelwright. A fundação da primeira congregação batista é
atribuída a Hanserd Knollys, na cidade de Dover, em 1638, embora envolta
em muitas dúvidas. As doutrinas batistas foram introduzidas aos poucos, sendo
ele considerado como um líder importante dos nossos princípios. Após o retorno
de Knollys para a Inglaterra, afirma-se que os batistas fugiram para Long
Island para evitarem perseguição. A primeira igreja de fé batista em New
Hampshire devidamente reconhecida pela história foi fundada em Newton, in 1755.
A Pensilvânia foi iniciada
a partir de 1682, tendo seu nome e concessão ligados
a William Penn. Sobre o primeiro grupo de batistas a se
estabelecer na região, afirma Morgan Edwards, em sua história dos batistas da
Pensilvânia: “Em 1684, Thomas Dungan mudou-se de Rhode Island e
estabeleceu-se em um lugar chamado Cold Springs, no condado de Bucks, entre
Bristol e Trenton”. O fato aconteceu dois anos após a concessão dada a
Penn e um ano após a morte de Roger Williams. Talvez outros batistas tenham ido
com ele. Da igreja nada restou como evidência, a não ser um cemitério com
túmulos com nomes da família de Dungan.
New
Jersey,
em 1664, foi a colônia atribuída pela coroa inglesa a Lord
Berkeley e Sir George Carteret, que garantiram, numa declaração de direitos,“liberdade
de consciência a todas as seitas religiosas para quem procedesse bem”.Grande
imigração se seguiu. No meio batista, as igrejas de Middletown, Piscataqua,
Cohansick e Cape May são consideradas mães das outras organizações posteriores.
Em ordem cronológica, Middletown foi a primeira, sendo assinalado seu início em
1688, quando eles “se estabeleceram como uma igreja estatal”. Os
nomes de John Brown, James Ashton e George Eaglesfield figuram como
participantes.
A
colônia de Connecticut começou por volta do
ano 1635, com Thomas Hooker. O Reverendo Henry Jones informou
que, em 1705, uma igreja batishados pelo território, mas a congregação batista
parece ter sido a primeira a ser organizada.ta foi organizada por Valentine
Wightman, vindo de North Kingston, Rhode Island. Havia na região poucos quacres
e episcopais espal
Maryland foi uma colônia
organizada a partir de 1634, com concessão dada a Lord
Baltimore. Na mais católica das colônias iniciais americanas, o
primeiro culto batista em Maryland
registrado pela história ocorreu no lar de Henry Sater, um inglês que, em 1709,
navegou da Inglaterra até a Virgínia, tendo-se dirigido à parte norte da
colônia. Sater trouxe de sua terra natal a fé batista que sedimentou as igrejas
do atual estado.
Virgínia foi realmente a
primeira das colônias norte-americanas, estabelecida em 1607 em
concessão real dada à Companhia de Londres. Segundo o historiador David
Benedict , houve três correntes que deram origem aos batistas da Virgínia. A
primeira delas foi de imigrantes da Inglaterra, vindos em 1714 e estabelecidos
no sudeste do estado. A segunda leva veio de Maryland e formou uma povoação a
noroeste do estado, aproximadamente em 1743. A terceira corrente veio da Nova
Inglaterra em 1754, constituindo-se no empreendimento mais extenso e
bem-sucedido da denominação em seus primórdios.
Delaware foi estabelecida a
partir de 1638. O início da história batista está ligado a Thomas
Ainger, um presbiteriano da Filadélfia, em 1783, cuja esposa era batista, fato
que o levou a ter grande interesse pela denominação, da qual mais tarde se
tornou membro. Edwards, um historiador, referindo-se a ele, disse: “O
que os batistas não puderam fazer, um presbiteriano fez por eles.” A
Primeira Igreja Batista de Wilmington foi fundada em 8 de outubro de 1785,
sendo seu primeiro pastor regular Thomas Fleeson, que lançou a pedra
fundamental do templo.
Carolina
do Norte foi
estabelecida como colônia em 1653 por virginianos, sendo que
a terceira leva de batistas a se estabelecer na colônia de Virgínia, já
mencionada, estendeu seu trabalho para a Carolina do Norte e para a
Georgia. O movimento batista ali se originou liderado por Shubeal Stearns e
Daniel Marshall. Partindo da Nova Inglaterra, Stearns chegou a Opeckon Creek,
onde já havia uma igreja. Com a influência de Stearns, a igreja desenvolveu
forte ideal missionário e logo ele se estabeleceu no condado de Guilford. Seu
trabalho começou com o erguimento de uma casa de adoração e a organização de
uma congregação com dezesseis membros.
Na Carolina
do Sul, a colônia começou em 1663, sendo sua concessão dada
através de uma carta real concedida a oito nobres ingleses. Segundo algumas
fontes, em 1696, William Screven, de Kittery, Maine, mudou uma pequena
congregação para a Carolina do Sul, tendo como resultado a 1ª Igreja Batista de
Charleston, a mãe das igrejas batistas do Sul.
Nova
York estabeleceu-se
como colônia a partir de 1664, com o Duque de York. Segundo o
historiador Cone, o primeiro batista a pregar na colônia foi um ministro de
Rhode Island chamado Wickenden, em 1709. Em 1712, Whitman, de Connecticut,
pregou em Nova York por dois ou três anos, tendo batizado algumas pessoas. A 1ª
Igreja Batista da cidade de Nova York originou-se em 1745, quando Jeremiah
Dodge estabeleceu-se no lugar e abriu sua casa para os cultos. Em 1753, com
treze membros na cidade, a congregação se uniu à igreja de Scotch Plains, de
New Jersey, pastoreada por Benjamin Miller, que passou a pregar ocasionalmente
em Nova York e a administrar a Ceia do Senhor.
Georgia, cronologicamente a última
das treze colônias a ser estabelecida, teve seu início no ano de 1732, em
concessão dada a James Edward Oglethorpe. O movimento de reavivamento de
Whitefield marcou o início do trabalho batista, no ano de 1757.
A
luta pela liberdade religiosa será o assunto a ser visto no próximo fascículo.
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