“Naqueles dias,
levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a assembléia de umas
cento e vinte pessoas) e disse: Irmãos, convinha que se cumprisse a
Escritura...” (Atos 1.15-16a)
Quando se levantam os
dados históricos da organização de uma igreja, normalmente há uma preocupação
com os chamados “membros fundadores”, aquelas pessoas que estavam presentes
quando tudo começou. O texto bíblico de Atos menciona cerca de cento e vinte
membros fundadores da Igreja de Jerusalém, no primeiro século. O livro que
marca o cinquentenário da Igreja Batista Central de Campinas, Estado de São
Paulo, traz uma relação de oitenta e cinco nomes de membros, os fundadores da
IBCC.
Quantos e quais
teriam sido os membros fundadores da “congregação da padaria”? Com base em duas
listagens históricas de nomes, dos historiadores William L. Lumpkin e Jacob Cisbert de Hoop Scheffer (o
primeiro, batista do século XX; o segundo, menonita do século XIX), comparamos
nomes, que diferem às vezes em detalhes de ortografia e abreviações.
Verificadas as duas listagens, chegamos a vinte e seis pessoas que são comuns a
elas, talvez metade das que estiveram com Smyth no seu auto-batismo,
bem como no batismo do restante da congregação, fato que precedeu a organização
da primeira igreja batista da história, nosso embrião holandês.
Segue a listagem, com as diferenças mencionadas entre parênteses:
1. Alexander Fleming
2. Alexander Hodgin (Hodgkins)
3. Alexander Armfield (Alis Arnfield)
4. Alexander (Alis) Parsons
5. Alexander Pigott (Alis Pygott)
6. Ann Bromhead
7. Bettriss Dickens (Betteiis Dickinson)
8. Edward Hankin
9. Hugh Bromhead
10. Isabella (Isabell) Thomson
11. Jane Argan
12. Joane Brigge (Briggs)
13. John Grindall
14. John Hardie (Hardy)
15. John Murton
16. Margaret Pigott (Pygott)
17. Margarett (Margaret) Staveley (Stanly)
18. Mary Dickens (Dickinson)
19. Mary Smyth
20. Robert Staveley (Stanley)
21. Samuel Halton
22. Solomon Thomson
23. Thomas Helwys
24. Thomas Pigott (Pygott)
25. William Pygott
26. Thomas Seamer
Como curiosidade histórica, a família Pigott (Pygott) é a que figura naslistagens com o maior número de pessoas; o menonita Scheffer cita em sua lista o nome de Mother Pygott (Mãe Pygott), parecendo ser ela a matriarca da família.
Como já se viu, durou
pouco a “congregação da padaria” como um grupo batista, pois a maioria,
seguindo Smyth, buscou aceitação junto à Igreja Menonita Waterlander de
Amsterdam. Os nomes destacados em negrito são de quatro dentre as dez pessoas
que se mantiveram fiéis aos ideais batistas nascentes, o nosso “remanescente
fiel”. Os nomes dos outros seis não foram encontrados nos registros históricos.
Quando se sabe que,
mesmo para fatos mais recentes, os registros por vezes são imprecisos, ou estão
danificados (pelo tempo ou pela traça), ou ainda se perderam, é interessante de
se ressaltar que, embora já existam quatrocentos anos de história, os nomes citados
nos parecem confiáveis, pois figuram em duas listagens históricas preservadas.
Não há dúvida de que o trabalho pioneiro é sempre muito importante, pois sem
ele a organização não existiria. No entanto, é importante ressaltarmos também
que a continuidade da obra é que vai garantir a sequência do trabalho inicial,
para que a chama continue acesa; e não apenas isso, mas cresça e atraia outros,
para que as fileiras sejam reforçadas e a obra do evangelho possa alcançar
ainda aqueles grupos e aquelas pessoas que, desesperançadas, não conhecem a
mensagem do evangelho de um Deus que tanto amou o mundo que enviou se Filho
Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida
eterna. Devemos muito a meia centena de pessoas que fundaram a “congregação da
padaria”, também à dezena que transplantou a igreja nascente em solo britânico,
mas somos os continuadores desta obra, tanto na igreja local, quanto na
denominação batista; por isso, não podemos omitir a nossa colaboração.
Deus sempre se valeu,
desde o Velho Testamento, de um “remanescente fiel”, um grupo de pessoas que,
mesmo com a mudança de convicção da maioria, continuou mantendo fidelidade à
proposta inicial de volta às Suas leis. Há também um remanescente fiel
batista, que vamos conhecer melhor no próximo segmento.
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